segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Semana Nacional de Incentivo ao Sling

Hoje se inicia a Semana Nacional de Incentivo ao Sling (10 a 16 de outubro de 2011). O sling é um dos itens que considero básicos no meu dia a dia com o Benjamin. Tenho dois e uso-os muito.

Slings são carregadores de bebês feitos de tecido para levar o bebê junto ao corpo. O sling ainda é pouco conhecido por essas bandas, o que pode fazer com que pareça algo super diferente e modernoso, mas na verdade carregar os bebês em tipóias (tradução de "sling) é um hábito bastante comum entre muitos povos da África e da Ásia.

Eu slingo, tu slingas, elas slingam...
"Vestir" o bebê

Para definir o ato de carregar os bebês no pano, William Sears, pediatra estadunidense, cunhou o termo babywearing, algo como "vestir o bebê". Esta prática permite não só manter as mãos livres para fazer as atividades cotidianas como também (e esta é a melhor parte!) auxilia no estreitamento dos laços pai-mãe-bebê, pois a proximidade com os filhotes nos torna mais receptivos às necessidades deles. Por consequência, bebês "slingados" geralmente são mais tranquilos, choram  menos e não sofrem com cólicas.
Slingando Ben.

Contudo, o uso do sling não é intuitivo. Não foi tão fácil utilizá-lo no início. Eu tive um pouco de receio; Ben sentia isso e chorava quando eu tentava colocá-lo. Percebi que o segredo era estar na boa, confiante, pra poder "vender" a ideia para o pequeno. E aí a coisa fluiu. Colocava ele no sling e dançava, colocava roupa na máquina, varria o chão... e ele dormia, juntinho de mim, ouvindo meu coração e sentindo meu calor. Uma maravilha! Hoje não saio sem um dos slings. Posso ir ao banco, no supermercado, no shopping, no parque...
Passeamos por aí, só nós dois, de ônibus, a pé ou de táxi, graças a esse simples e utilíssimo pedaço de pano. Ainda estamos aprendendo, não consigo muito bem amamentar no sling, mas, como eu sou brasileira e não desisto nunca, sei que chegaremos lá.
A seguir alguns vídeos que me ajudaram com os slings:









E a programação da semana?
Para comemorar a Semana Nacional de Incentivo ao Sling, nada melhor que slingar, não é? E que tal slingar fazendo coisas diferentes, como ir ao cinema ou passear no parque? Pois vamos lá!

13/10 - Quinta- feira - Porto Alegre - Cinematerna
Sessão às 13h30min - Unibanco Arteplex do Bourbon Country
Após o filme,  workshop com Liliane Bueno, da Baby Koalla, com dicas de uso e benefícios do sling no Café do próprio cinema.

16/10 - Domingo - Porto Alegre - 16h
Encontro de mães e seus bebês com slings
Workshop com dicas de uso e benefícios do sling, também com Liliane Bueno
Parque Farroupilha - Redenção - próximo ao monumento do Expedicionário.

Leia também:
Mães relatam benefícios do "sling", carregador de pano para bebês, matéria da Folha de São Paulo
Babywearing: O que é?, por Denise Gurgel, fisioterapeuta materno-infantil

Mais informações em:
Slingando - A web do Baby Sling
Carrego no Pano

Um comentário:

  1. Que legal o post, Aline!!!
    Eu acabei de escrever um (está lá nos meus rascunhos) sobre o sling e nem sabia que era semana nacional de incentivo ao sling!
    Só estou aguardando minha mana tirar umas fotos minhas e da Anna no sling pra postar...
    Adorei!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir