sexta-feira, 15 de junho de 2012

Marcha do Parto em Casa: Nós vamos!



 
Bom, gente, só para resumir, já que muita gente já falou disso: no último domingo, o Fantástico exibiu uma matéria bem bacana sobre parto domiciliar. Nela, o Dr. Jorge Kuhn, um dos ícones da Humanização do Parto no Brasil, aparece defendendo o parto domiciliar e dizendo algo que não devia ser novidade para ninguém, mas que, infelizmente, muitos obstetras ainda parecem ignorar: o parto é um evento fisiológico, natural, não um procedimento cirúrgico. Dessa forma, estando tudo bem com mulher e bebê, o que acontece na grande maioria das vezes, um parto domiciliar pode ser uma ótima escolha. Ele não disse nada demais, não é? Mas foi o que bastou para que sofresse uma represália por parte do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro e fosse denunciado, o que é muito grave.
Em repúdio a essa decisão do Conselho de punir profissionais humanizados, que defendem que o parto é da mulher, e não do médico, e que deve acontecer onde e com quem ela escolher, é que vai acontecer neste final de semana, em várias cidades do Brasil, incluindo nossa Porto Alegre, A Marcha do Parto em Casa.
Nós, aqui de casa, vamos participar. Não tive parto domiciliar. Tive um lindo, maravilhoso e humanizado parto hospitalar. E foi tudo do jeito que eu quis, com a presença de quem eu quis, na posição que eu escolhi. E eu penso que esta é a questão aqui: o protagonismo da mulher e seu direito de escolha. E a informação de que, SIM, nós podemos, meninas!
Então, bora lá marchar no domingo, com muita atitude e energia positiva!

Marcha do Parto em Casa em Porto Alegre
Local: Parque Farroupilha (Redenção), Concentração no Monumento ao Expedicionário
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 15h
Contato: Maria José Goulart (51) 9123-6136

E para assinar a Carta Aberta em repúdio à punição do Dr. Jorge Kuhn, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário